Apresentação


O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, criado em 1968, com funcionamento a partir de 1971, ao longo dos anos modificou o seu Projeto Pedagógico de Curso na perspectiva de atender as alterações político-legais da Enfermagem e formar profissionais comprometidos com o processo saúde/doença da sociedade.

Essas modificações ocorreram em quatro momentos e apresentaram especificidades que eram requeridas. Em 1974, quando da necessidade de adequar-se ao Parecer 163, instituído pela Resolução nº 4/72, que ajustou o currículo mínimo dos cursos de Enfermagem e Obstetrícia. Em 1996, com a implantação do novo currículo que representou uma reformulação no sentido de superar a visão fragmentada do homem, apontando para a ruptura das dicotomias existentes nas concepções individual/coletivo e clínico/epidemiológico e contemplando ações articuladas com o ensino de nível médio, em 2021 foi realizado o organização do projeto pedagógico de curso no modalidade de bacharelado, objetivando otimizar o processo ensino aprendizagem, além de estimular a participação em programas de pesquisa e extensão bem como de articulação ensino-trabalho.

Desse modo, a Universidade em suas ações fundamentais, e indissociáveis, de ensino, pesquisa e extensão, contribuem para a realização dessa estratégia. Tal dinâmica contribui não só para a mudança dos processos de ensinar/aprender e produzir em saúde, mas, sobretudo, para cultivar o senso de cidadania e de justiça social nos sujeitos por ela formados.

O presente Projeto, portanto, constitui-se como o resultado atualizado da construção coletiva ocorrida na FAEN nos últimos anos, da qual participaram docentes, profissionais dos serviços de saúde, alunos, assessores e gestores, sob a coordenação da Comissão de Estudos Curriculares. A esta coube a tarefa de planejar, coordenar todo o processo, realizar os encontros e elaborar a síntese do que foi produzido. Por fim, cabe registrar que o Departamento de Enfermagem sente a necessidade de promover mudanças mais profundas no seu Projeto Pedagógico de Curso, a serem discutidas sob a coordenação do seu Núcleo Docente Estruturante – NDE.


Atualizado por: Lucidio Clebeson de Oliveira em 07/05/2021 (Setor para Contato: FAEN - Departamento de Enfermagem )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Faculdade de Enfermagem - Rua Dionísio Filgueira, 383 - Centro - Mossoró/RN | 59610-090 | den@uern.br | (84) 3315-2154
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^