Objetivos


DEPARTAMENTO E CURSO

O Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem do Campus Central da UERN oferta o Curso de Graduação em Enfermagem, modalidade de Bacharelado em Enfermagem, implantado em 2021.1. Este novo curso tem os seguintes objetivos:

Objetivo Geral

Formar o enfermeiro bacharel generalista, humanista, crítico e reflexivo com autonomia, discernimento e pró-atividade assegurando a integralidade do cuidado na atenção à saúde dos indivíduos, das famílias, dos grupos e das comunidades. Esse processo se dará de forma permanente, embasado nos quatro pilares da educação que articulam o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e o aprender a conviver; pautado nos princípios da interdisciplinaridade / transdisciplinaridade, da flexibilidade, da pluralidade, da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e da integração ensino-serviço.

Objetivos específicos

  • Orientar o processo formativo no tocante às necessidades individuais e coletivas da população, respeitando as diversidades subjetivas, biológicas, mentais, étnicas, de gênero, de orientação sexual, social, econômica, política, ambiental, cultural, ética, espiritual, considerando assim todos os aspectos que compõem a pluralidade humana e que singularizam cada pessoa, grupo e sociedade, assim como, a longevidade humana com ou sem dependência.

  • Garantir uma sólida formação fundamentando e articulando os conteúdos essenciais nas áreas do Cuidado de Enfermagem na Atenção à Saúde Humana, Gestão/Gerência do cuidado de enfermagem e dos serviços de enfermagem e saúde, Educação em Saúde, Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, Investigação/Pesquisa em Enfermagem e saúde, contribuindo assim para o enfrentamento dos desafios diante das transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

  • Prover na formação os conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades no âmbito da atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gerenciamento, educação permanente e pesquisa.

  • Vislumbrar a formação do enfermeiro no âmbito das necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.


Atualizado por: Francisco Rafael Ribeiro Soares em 12/09/2022 (Setor para Contato: FAEN - Departamento de Enfermagem )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Dionísio Filgueira, 383, Centro - Mossoró/RN | 59610-090 | faen@uern.br | (84)3315-2151
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^